Faustão estava em segundo lugar na fila para receber transplante de coração

Após cirurgia de Faustão, que estava em segundo lugar na fila de espera, Governo de SP explica o motivo dele ser priorizado; entenda!

Faustão
Faustão. Reprodução/ Band

O apresentador Faustão passou por uma cirurgia de transplante de coração neste domingo, 27/08, dias após entrar na lista de espera para receber o órgão. Segundo a informação dada pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo, o comunicador era o segundo na lista de pacientes que poderiam receber.

Publicidade

Na lista de espera, apenas 12 pacientes atendiam os critérios, sendo que 4 deles estavam priorizados na lista – Fausto era o segundo. Por conta disso, Fausto passou por uma avaliação de compatibilidade, onde foi constatado que ele poderia ficar com ele, e a equipe de transplante do apresentador aceitou o órgão.

Vale destacar que, antes de ser oferecido para Faustão, a Central de Transplantes ofertou para o paciente que estava em primeiro lugar na fila, no entanto, a equipe recusou o órgão. O motivo de terem recusado não foi revelado, mas o Jornal Estadão destacou que pode estar relacionado a incompatibilidade do doador (pessoa que era dona do coração) e do receptor (paciente que vai receber o coração).

“A recusa pode ser por questões logísticas, do tempo que levaria para o coração chegar dependendo de onde estivesse esse outro receptor, a questão do peso do paciente, que pode servir para um e não para outro”, explicou a médica Carolina Casadei para o jornal.

Agora, após Faustão receber o coração, os médicos acompanham a evolução do quadro de saúde dele, já que as primeiras horas são de extrema importância para a adaptação e controle de rejeição do órgão.

LETICIA COUTO é formada em Jornalismo, pós-graduada em Comunicação e Produção de Moda e trabalha em redação desde 2020. Já escreveu nas editorias de comportamento e entretenimento, com passagens pelos sites Rolling Stone Country, Máxima Digital, Tititi, Minha Novela e Mais Novela.