Efeito sanfona: entenda o que o ganha e perde de peso acarreta para a saúde

O apresentador André Marques e a cantora Britney Spears – Foto divulgação

Especialista diz que, psicologicamente, a “balança do emagrece e engorda” pode causar estresse e baixa autoestima

 

Publicidade

O apresentador André Marques e a cantora Britney Spears são duas personalidades famosas que já sofreram com o efeito sanfona. A endocrinologista Amanda Ximenes (CRM-CE 15886 e RQE 10.800) explica que o problema é um ciclo de perda e ganho de peso repetitivo. Isso ocorre quando a pessoa emagrece de maneira significativa, mas depois recupera o peso perdido, e muitas vezes ganha mais do que perdeu inicialmente porque não há uma mudança de hábitos efetivos. “Outro fator frequente é o abandono ao tratamento. Este ciclo pode ser frustrante e prejudicial à saúde”, aponta.

 

A médica comenta que o efeito sanfona pode ter várias consequências negativas, incluindo aumento do risco de doenças crônicas como hipertensão e diabetes tipo 2. Além disso, flutuações constantes de peso podem levar à redução da massa muscular e uma piora no perfil lipídico (níveis de colesterol e triglicerídeos).

 

A endocrinologista orienta a adoção de mudanças de estilo de vida sustentáveis em vez de optar por dietas extremas e de curto prazo, o que inclui uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, de reduzida a moderada em calorias, combinada com atividade física regular, com mais de 200 minutos por semana. Ela destaca que é fundamental manter o acompanhamento de profissionais de saúde, como nutricionista, endocrinologista e educador físico.

 

Dra. Amanda Ximenes – Foto divulgação

 

Publicidade

Amanda lembra que pacientes com diagnóstico ou predisposição para doenças cardíacas são vulneráveis às complicações do efeito sanfona. “Isso ocorre porque o reganho de peso pode potencializar problemas cardiovasculares preexistentes, alterar a pressão arterial e causar piora do colesterol”, pontua.

 

O efeito sanfona e o trabalho hormonal

Segundo a endocrinologista, o efeito sanfona pode alterar vários hormônios relacionados ao metabolismo e apetite, como níveis de leptina e grelina, que regulam a fome e a saciedade, levando a um apetite inconsistente e dificuldades em manter um peso.

Publicidade