O setor imobiliário de alto padrão no Brasil inova com automação, personalização e soluções verdes, redefinindo o conceito de sofisticação.
O mercado imobiliário de luxo no Brasil segue aquecido e promete inovações marcantes em 2025. Segundo Andrea Gomes e Patrícia Rosa, especialistas no segmento, a fusão de tecnologia, sustentabilidade e personalização será a grande protagonista do setor. Com consumidores cada vez mais exigentes e conectados, a proposta vai muito além de localização privilegiada ou acabamentos de alto padrão, focando em um estilo de vida exclusivo e sustentável.
“A inteligência artificial e tecnologias como realidade virtual e aumentada devem personalizar o atendimento e tornar o processo mais eficiente, permitindo visitas imersivas e seleções precisas de imóveis. Sustentabilidade será um diferencial essencial, com imóveis que integram soluções verdes, como energia renovável e automação para eficiência no uso de recursos. Além disso, o conceito de luxo estará cada vez mais ligado ao bem-estar, com projetos que combinam exclusividade, conforto e conexão com a natureza”, destaca Andrea Gomes.
Outro fator em evidência é a sustentabilidade, que deixou de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito. Imóveis que incorporam soluções como energia renovável, reaproveitamento de água e isolamento térmico não só atendem às demandas do consumidor moderno, como também aumentam seu valor de mercado. Patricia Rosa ressalta: “A sustentabilidade tornou-se essencial no desenvolvimento de imóveis de alto padrão com sistemas de eficiência energética com paineis solares, vidros de alta performance. Materiais sustentáveis e de alta qualidade, exemplo um empreendimento recém-entregue no Itaim, o Casa Brasileira, onde não foi utilizada sequer uma gota de tinta.”
O perfil dos compradores de imóveis de luxo também evoluiu. “Hoje, vejo que o perfil dos compradores de imóveis de luxo no Brasil está mais diversificado e exigente. Além do público tradicional, como empresários e famílias consolidadas, percebo uma presença crescente de jovens empreendedores e profissionais do setor de tecnologia, o chamado ‘new money’. Esse novo perfil busca imóveis que vão além do status, refletindo um estilo de vida moderno, dinâmico e conectado”, explica Andrea.
A personalização também tem sido uma demanda crescente. “Sim, acredito que a personalização é, sem dúvida, um diferencial indispensável no mercado de imóveis de luxo. Cada vez mais, os consumidores buscam algo único que se alinhe com seu estilo de vida e preferências individuais. Não se trata apenas de oferecer um imóvel, mas de proporcionar uma experiência exclusiva que atenda às necessidades específicas do comprador”, conclui Andrea.
As perspectivas para 2025 incluem ainda um crescimento robusto, impulsionado pela resiliência do mercado de luxo frente às oscilações econômicas. “O mercado de luxo tem sido resiliente e inabalável no país, mesmo em variações econômicas e políticas. Continua existindo público com recursos para investir em imóveis de altíssimo padrão, afinal esse mercado é menos impactado do que o mercado de médio e baixo padrão”, aponta Patrícia.
Para os próximos anos, o mercado imobiliário de luxo brasileiro promete redefinir o significado de sofisticação. Combinando inovação, bem-estar e sustentabilidade, os imóveis de alto padrão atendem às expectativas de um público cada vez mais exigente e moldam as tendências globais no segmento. Como conclui Patrícia Rosa, “o mercado de luxo vem conseguindo conciliar a busca por acabamentos nobres e estética refinada com práticas construtivas e soluções que minimizam impactos no meio ambiente e promovem saúde, conforto e bem-estar. Desse modo, a sustentabilidade se consolida não como oposto do luxo, mas como sinônimo de modernidade, sofisticação e responsabilidade.”