Perigo! Médica alerta sobre riscos após internação de Ronnie Von
Ronnie Von ficou internado na UTI em decorrência da gripe H1N1 e médica alerta sobre os riscos

Ronnie Von ficou internado na UTI em decorrência da gripe H1N1 e médica alerta sobre os riscos
O cantor e apresentador Ronnie Von, de 80 anos, revelou recentemente que passou por momentos delicados no final de março ao ser internado na UTI por conta da gripe H1N1. A situação preocupou fãs e reacendeu o alerta sobre os riscos dessa doença viral, que ainda é motivo de atenção, principalmente entre os grupos mais vulneráveis.
Em entrevista à CARAS Brasil, a pneumologista Maria Cecília Maiorano explicou que, embora a gripe H1N1 possa ter evolução benigna na maioria das pessoas, em alguns casos ela pode se agravar rapidamente, como aconteceu com Ronnie Von, cujo quadro evoluiu para uma pneumonia.
“Alguns casos, principalmente em pessoas com doenças crônicas, idosos, crianças pequenas, gestantes ou pessoas com a imunidade baixa, podem ter complicações como pneumonia, agravamento de doenças já existentes — especialmente respiratórias — e até insuficiência respiratória. Em casos mais graves, a doença pode levar à morte”, alertou a médica.
Conhecida popularmente como “gripe suína”, a H1N1 é causada por uma variação do vírus Influenza. Os sintomas são similares aos da gripe comum, mas podem surgir de forma mais intensa e repentina. Entre os principais sinais estão febre alta, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, tosse, dor de garganta, cansaço e falta de ar.
Maiorano destaca ainda que é essencial diferenciar a gripe do resfriado comum. “O resfriado é uma doença sem gravidade, com sintomas mais leves. Já a gripe é uma doença com potencial de gravidade muito maior, principalmente para a população de risco”, explica.
Ver essa foto no Instagram