Após cirurgia, médico diz que caso de Paula Burlamaqui não tem cura
Médico alerta sobre doença degenerativa: “Não tem cura, mas tem tratamento”

Médico alerta sobre doença degenerativa: “Não tem cura, mas tem tratamento”
A atriz Paula Burlamaqui foi submetida a uma cirurgia no quadril direito após receber o diagnóstico de artrose em estado avançado. O procedimento ocorreu no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, em agosto de 2024, e foi necessário para aliviar os sintomas da doença degenerativa que afeta as articulações.
Em entrevista à CARAS, o médico ortopedista Dr. Guilherme Henrique Porceban explicou que a artrose, também chamada de osteoartrite, é causada pelo desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, provocando dor, rigidez e perda de mobilidade. “Não há cura para a artrose. No entanto, existem tratamentos que visam aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente”, afirmou o especialista.
Entre as opções de tratamento, Porceban cita o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, mudanças no estilo de vida e, em casos mais graves como o de Paula, a cirurgia. A atriz precisou colocar uma prótese para restaurar a funcionalidade da articulação e diminuir os impactos da doença.
O médico ainda alerta para os efeitos severos da artrose não tratada, que podem incluir dores crônicas, dificuldade para realizar tarefas simples, impacto psicológico e até ansiedade. “É essencial buscar orientação médica ao apresentar esses sintomas para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado”, completou.
Ver essa foto no Instagram