Bolsonaro faz discurso em inglês e vira chacota: ‘Hilário’
Bolsonaro falou em inglês para chamar a atenção da mídia internacional

Bolsonaro falou em inglês para chamar a atenção da mídia internacional
Em mais um ato com tom político e apelo popular, o ex-presidente Jair Bolsonaro participou neste domingo (06) de uma manifestação em defesa da anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023. O encontro, realizado na Avenida Paulista, reuniu apoiadores que pedem o perdão judicial dos condenados pelos atos antidemocráticos que marcaram o início do ano passado.
Durante seu discurso, Bolsonaro surpreendeu ao se dirigir ao público — e ao mundo — em inglês. Com frases simples, mas de efeito calculado, ele buscou chamar a atenção da comunidade internacional para as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou diversos participantes dos atos. O ex-presidente foi alvo de comentários de apoio e de críticas.
“É inacreditável o que acontece”, disse o ex-presidente, antes de admitir uma limitação pessoal: “Eu não falo inglês, uma grande falha da minha formação, mas quero dar um recado aqui para o mundo e depois eu faço a tradução para vocês”. Na sequência, citou o caso de dois brasileiros condenados pelo STF: Otoniel da Cruz, de 45 anos, vendedor de picolé, e Carlos Eifler, de 54, que vendia pipocas gourmet.
Ambos foram acusados de tentativa de golpe de Estado. “Popcorn and ice cream vendors are convicted of attempting a coup in Brazil,” afirmou Bolsonaro, antes de concluir, ainda em inglês: “This is shameful. These two should not be punished for a crime that never happened.” A fala gerou forte reação entre seus apoiadores, que aplaudiram de forma efusiva o tom de denúncia internacional.
Leia também: ‘BBB 25’: Foi traída? Daniele Hypolito desabafa após eliminação
Siga a Márcia Piovesan no Google News e acompanhe nossos destaques
Ver essa foto no Instagram