Médico detalha sequela permanente de Vera Viel após luta contra tumor raro
Após o tratamento contra um tumor raro, Vera Viel, mulher do apresentador Rodrigo Faro, revelou que convive com uma sequela do câncer

Após o tratamento contra um tumor raro, Vera Viel, mulher do apresentador Rodrigo Faro, revelou que convive com uma sequela do câncer
A influenciadora Vera Viel, esposa do apresentador Rodrigo Faro, foi diagnosticada com um sarcoma sinovial em outubro do ano passado, mas agora está em remissão. No entanto, a modelo revelou que desenvolveu linfedema como sequela, o que causou inchaço na perna esquerda.
“Minha perna ficou diferente, um pouco maior que a outra. Ela ficou com um inchaço que não sei se vai voltar 100%”, explicou Vera em uma live com a cantora e escritora Bianca Toledo.
Já o oncologista Jorge Abissamra Filho explicou que o linfedema é uma condição comum após o esvaziamento linfonodal, que envolve a retirada dos linfonodos (ínguas) na área acometida pelo câncer. Como Vera operou a coxa esquerda, desenvolveu essa condição.
“O linfedema relatado por ela é muito comum quando se faz o esvaziamento linfonodal do membro acometido”, afirmou o médico. Segundo o Dr. Jorge, os linfonodos são responsáveis pela maturação das células de defesa e pela drenagem linfática do corpo.
Leia também: Vera Viel desabafa ao mostrar cicatriz da cirurgia de retirada do tumor; veja
A retirada dos linfonodos compromete essa drenagem, resultando em inchaço difícil de controlar. “Uma sequela permanente para o resto da vida, que pode piorar sempre que esse membro carregar muito peso e se lesionar”, explicou o oncologista.