Famoso cineasta Cacá Diegues morreu na manhã desta sexta-feira, 14/02, no Rio de Janeiro. A confirmação da morte do líder do movimento Cinema Novo e imortal da Academia de Letras foi feita pela ABL (Academia Brasileira de Letras), que emitiu um comunicado, mas não revelaram a causa da morte.
“Lamentamos profundamente a morte do cineasta e Acadêmico Cacá Diegues, aos 84 anos. Sua obra equilibrou popularidade e profundidade artística ao abordar temas sociais e culturais com sensibilidade. Durante a ditadura militar, viveu no exílio, mas se manteve sempre ativo no debate sobre política, cultura e cinema”, disseram.
Carreira
Eleito em 2018 como imortal da Academia de Letras, ficou conhecido por seus projetos audiovisuais. Foram mais de 20 filmes, dentre eles: ‘Xica da Silva’ (1976), ‘Bye Bye Brasil’ (1980), ‘Veja esta canção’ (1994) e ‘Tieta do Agreste’ (1995).
Cacá Diegues deixa a esposa, Renata Almeida Magalhães, e filhos. Vale lembrar que em 2019 o cineasta perdeu a filha, Flora Diegues, que lutava contra um câncer no cérebro aos 34 anos.
Leia mais: Vanessa Ricarte é encontrada sem vida aos 42 anos; ex-noivo foi o culpado