Compadre Washington causou uma enorme polêmica após fazer um show em Belém e chamar fã para o palco. Na ocasião, o artista quis saber o nome da pessoa e não aceitou o nome social, perguntando como que foi batizado. A atitude pegou mal, sendo visto como fala transfóbica por uma entidade.
No vídeo que circula na web, Compadre recebe a jovem Ketlen no palco e pede para que ela se apresente. “Realeza Ketlen, a única do leque”, disse. Porém, o artista não aceitou a resposta e questionou qual foi o nome de batismo, atitude considerada desrespeitosa.
“Amiga, fala a verdade para a tia, você foi batizada com que nome?”, disse ele, com uma voz feminina. A fã disse ‘Ketlen’ mais uma vez, mas ele não aceitou: “Mentira sua, mamãe não batizou você assim. Eu sou batizada como Washington de dia, e de noite sou Michele. Tá? Então fala a verdade, qual seu nome original?”.
Depois de muita pressão, a jovem aceitou revelar seu ‘nome morto’, o que ela foi registrada ao nascer. A situação foi vista de forma negativa pelo público e, também, pela entidade Trans Empregos, que descreveu a situação como ‘lamentável’.
‘Questão de dignidade’!
“Esse tipo de atitude não é apenas desrespeitosa, mas reflete uma realidade cruel enfrentada diariamente por pessoas trans. O Brasil segue como um dos países que mais mata pessoas trans no mundo, e essa violência não se limita apenas à agressão física”, criticou.
Ainda mais, em uma nota oficial, destacaram: “O nome social é um direito é uma questão de dignidade. Ele representa a identidade real das pessoas trans e deve ser respeitado em todos os espaços. Negar esse direito ou ridicularizá-lo publicamente não é brincadeira, é violência. (…) O respeito às identidades trans não é opcional. A sociedade precisa evoluir para garantir que todas as pessoas possam viver com dignidade, sem medo de serem quem são”.
Pronunciamento de Compadre Washington
Por fim, na manhã desta quinta-feira, 20/02, o artista se pronunciou nos stories: “Quero me desculpar com todos vocês. No último final de semana fiz um show no Pará, fiz uma brincadeira e passei do ponto. O mundo que vivemos, hoje e agora, isso não existe mais, o mundo evoluiu. Então, vim pedir desculpa a Ketlen e a todas as pessoas que se sentiram incomodadas”.
Leia mais: Bomba! Possível motivo do término de Bruna Marquezine e João Guilherme vem à tona