A cantora Preta Gil revelou recentemente que precisará utilizar uma bolsa de colostomia de forma definitiva, consequência do tratamento contra um câncer colorretal. A decisão foi comunicada ao público esta semana, marcando uma nova fase de adaptação em sua vida cotidiana. Mas quais serão as principais mudanças em sua rotina? Para esclarecer essa questão, o portal LeoDias consultou um especialista em oncologia.
De acordo com Jorge Abissamra Filho, chefe da oncologia clínica do Hospital Santa Clara, a colostomia é um procedimento cirúrgico que permite a eliminação de fezes por um orifício criado no abdômen, em vez de pelo reto. Esse processo ocorre quando a passagem natural precisa ser descontinuada, temporária ou permanentemente.
“Se o reto foi totalmente retirado, não há como religar o intestino ao ânus, tornando a colostomia irreversível”, esclarece Jorge. Esse cenário pode ocorrer em alguns casos de câncer colorretal avançado, quando a intervenção cirúrgica precisa ser mais abrangente para garantir a remoção total do tumor e evitar recidivas.
Apesar da mudança, a cantora poderá manter uma rotina normal. “O paciente colostomizado pode levar uma vida sem grandes restrições. É possível viajar, ir à praia, praticar atividades físicas e seguir com os compromissos do dia a dia. O único cuidado essencial é com a higiene e a troca adequada da bolsa”, afirma o oncologista. O dispositivo só fica visível caso a própria pessoa decida mostrar, pois fica protegido sob a roupa.
Leia também: ‘BBB 25’: Gracyanne e Vitória mostram lado de jogadoras e web crava: ‘Que nojo’