Nesta terça-feira, 04, Preta Gil, que está tratando um câncer colorretal, fez um alerta aos seguidores. Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer.
A cantora, de 50 anos, fez um vídeo no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em que está internada desde que passou por uma cirurgia de 21 horas para a retirada de tumores.
“Um dia muito importante para a gente falar e disseminar informação, que é o mais importante. Um dos grandes problemas que a gente enfrenta no combate ao câncer é o estigma. Esse estigma é algo que foi criado e passado de geração em geração, e até hoje faz com que muita gente não se cuide, não busque ajuda, e tenha preconceito com a doença”, disse Preta.
“Isso faz com que cada vez mais pessoas morram em decorrência do câncer e percam a luta contra o câncer por mil questões. A maior delas é o diagnóstico tardio. ‘Ah não, deixa pra lá, isso é normal’, a gente vai banalizando as coisas. Eu mesma fiz isso no começo, quando comecei a ter os primeiros sintomas”, continuou.
“Eu fui jogando a culpa em diversas coisas: no cansaço, estresse, é isso, é aqui. Não, muitas vezes já é a doença se manifestando, e a gente perde a chance de iniciar um tratamento precoce. Eu ainda tive sorte no meu primeiro diagnóstico de ter um tratamento precoce, e agora também”, analisou.
“Isso me ajudou a fazer a cirurgia de extensão e tirar cinco tumores, e me preparar para uma nova etapa, porque ainda não acabou. Nesse dia, acho importante falar sobre a conscientização e de que forma podemos evitar o câncer. Todo mundo sabe que o estilo de vida conta muito”, completou.
Veja: