Veja real causa da morte de apresentador João Bernardo Simões
João Bernardo Simões foi encontrado morto em sua casa em 9 de dezembro
João Bernardo Simões foi encontrado morto em sua casa em 9 de dezembro
De acordo com o g1, a Polícia Civil suspeita que a morte do apresentador João Bernardo Simões tenha sido causada por insuficiência respiratória em decorrência de broncoaspiração [entrada de substâncias nas vias aéreas, como alimentos, saliva, líquidos ou vômito].
O médico clínico e cirurgião geral Marcelo Bechara explicou, em conversa com o portal, que o quadro representa uma consequência de engasgo.
No dia 9 de dezembro, JB, como também era conhecido, foi encontrado morto na varanda do próprio apartamento no bairro Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo. O apresentador deixou uma filha.
“A insuficiência respiratória aguda por broncoaspiração é uma obstrução mecânica da livre passagem do ar pelas vias aéreas superior e inferior. Quer dizer que alguma coisa obstruiu”, afirmou o médico Marcelo Bechara.
Segundo o profissional, a passagem do ar pode ser obstruída por comida, vômito ou algum corpo estranho, como moedas ou objetos pequenos, causando o engasgo. “O paciente não vai conseguir respirar, dá insuficiência respiratória aguda e, se não for resolvida no tempo hábil, pode levar à parada respiratória, que pode levar à parada cardiorrespiratória e à morte”.
Bachara descartou o engasgo por algum tipo de corpo estranho no caso de JB e ainda apontou que a vítima pode ter sofrido a broncoaspiração ao comer algum alimento um pouco maior ou por conta de um vômito e que eventualmente ‘desceu’ para o pulmão.
Outra hipótese é que JB tenha sofrido um infarto fulminante e, por isso, vomitado e broncoaspirado. “Já vi acontecer. Não sabemos qual é o caso dele”, afirmou o médico.
“Sem ninguém para ajudar, ele não conseguiu sair dessa situação [insuficiência respiratória por broncoaspiração]. Sozinho é difícil sair, não tinha ninguém pra fazer a manobra de Heimlich [entenda em vídeo abaixo]. Infelizmente, morte triste e evitável para caramba”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Adriane Galisteu é detonada após homenagem à Ayrton Senna: ‘Ela não supera?’