Ícone do site

Compreenda o metabolismo lento

Published 11/02/2025

A atriz Karen Junqueira - Foto divulgação

Deficiências de micronutrientes e vitaminas podem deixar o metabolismo mais lento

 

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo para manter as funções vitais, como respirar, digerir os alimentos e regular a temperatura. Ele envolve dois processos principais: o catabolismo — quebra de nutrientes (como carboidratos, proteínas e gorduras) para gerar energia — e o anabolismo — construção de novos tecidos e armazenamento de energia. O médico Ivan Togni (CRM-SP 181.274) comenta que os indicativos de que o metabolismo está lento são subjetivos, no entanto, o principal é a dificuldade de emagrecer, além do ganho de peso rápido, fadiga, sonolência e indisposição. A atriz Karen Junqueira, por exemplo, já disse em entrevistas que sofreu com esse problema e que as mulheres da família dela têm tendência a engordar.

 

De acordo com o especialista, beber mais água, praticar atividade física e ter uma boa alimentação podem acelerar o metabolismo. Ele conta que a água participa do metabolismo diretamente, na absorção dos nutrientes, no funcionamento intestinal e ajuda o apetite, facilitando a eliminação de toxinas. “Já a atividade física é um gasto energético. Com o ganho de massa magra, a taxa de metabolismo basal aumenta, temos alimentos termogênicos e, com a desinflamação, melhoramos o metabolismo”, explica.

 

Dr. Ivan Togni – Foto divulgação

 

O médico enfatiza que a qualidade do sono é importante para o metabolismo porque ajuda a regular a produção de hormônios e a processar os nutrientes dos alimentos. Ele pontua que a falta de sono pode levar ao metabolismo mais lento, o que contribui para o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças metabólicas.

 

Barreira para o emagrecimento

Togni chama a atenção que o metabolismo lento pode dificultar o emagrecimento. O especialista esclarece que isso acontece porque o corpo gasta menos energia e acumula calorias que se transformam em gordura. Além disso, ele afirma que, com o planejamento correto, otimização de exames e mudança do estilo de vida, essa questão do metabolismo lento deixa de existir. Como reforça Togni, tudo o que é feito em mudança do estilo de vida, suplementações, injetáveis e diversas estratégias, consegue-se ter o resultado esperado. “Normalmente, as pessoas comem errado, não treinam, não bebem água, não dormem bem e colocam a culpa no metabolismo”, finaliza.

Sair da versão mobile