Desde 2019, o cantor Zé Felipe enfrenta a espondilite anquilosante, doença conhecida como espondiloartrite. Os principais sintomas são dor na região lombar crônica e inflamações em articulações (artrite) e nos tendões (tendinites e entesites).
O médico reumatologista Fabio Jennings explica que a doença não é agravada pela função do cantor ou tem capacidade de prejudicar a carreira de Zé Felipe. Ele afirma que o tratamento da espondiloartrite vem para que os pacientes possam ter uma vida normal, mesmo com o diagnóstico.
“Não, desde que siga corretamente o tratamento e acompanhamento médico propostos. Aliás, o objetivo do tratamento é devolver à pessoa a rotina de vida que sempre teve”, afirmou o médico em entrevista à CARAS Brasil.
Além disso, ele explicou o tratamento: “Inicialmente, é feito com anti-inflamatórios comuns. Mas, caso não melhore ou ocorram efeitos colaterais, são indicados os tratamentos biológicos —anticorpos de um mesmo clone reproduzidos em laboratório que se direcionam a neutralizar as moléculas (citocinas inflamatórias) que causam a inflamação.”
Por fim, Jennings acrescenta: “Temos vários agentes desse tipo aprovados para uso no Brasil com resultados eficazes e seguros. É importante ressaltar que o tratamento não medicamentoso também é fundamental, como a melhora dos hábitos de vida e exercícios físicos regulares”.
Leia também: Zé Felipe manda críticos de plantão ‘para aquele lugar’ e Virginia Fonseca se choca; veja